Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Am, Brazil
Servindo ao Senhor na AICEB -Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil

Segunda Igreja Cristã Evangélica de Tucurui


2ª I C E DE TUCURUI


Passando por Tucurui? Faça-nos uma visita!



Rua Maranhão, Quadra 47 Lote 15 -Getat.



Reuniões:

Domingo: 09h00 e 19h30

Terça e Quinta: 20h00




Contato: (94)9204 7575 / 8147 9793



e-mail e MSN ice2tucuruiaiceb@hotmail.com

"JESUS CRISTO NOSSO FUNDAMENTO"















terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dize ao povo que marchem!


“Disse o Senhor a Moisés:Porque clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14.15.
 Este texto tem sido usado por alguns políticos evangélicos para fazer a seguinte afirmação: “O tempo agora não é de oração e sim de ação”, tendo em vista as eleições de 2010. Não discordo da Palavra de Deus, todavia sou favorável a interpretação de um texto bíblico levando em consideração toda a Bíblia e observando-se a situação experimentada pelo personagem ou personagens.
I. Olhando para a Escritura Sagrada vamos encontrar exemplos e ensinos sobre orarmos em todo tempo e em todas as situações, vejamos os exemplos e em seguida os ensinos:
Exemplos:
1.      Ester – Não encontramos aqui a palavra oração, e nem mesmo, em todo livro o nome de Deus, porém encontramos a palavra Jejuar que é uma prática do servo de Deus quando quer buscá-lo mais intimamente. Ester, num momento em que tinha que tomar uma grande decisão, disse a Mordecai: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” Ester 4.16
2.     Daniel – Este servo de Deus quando soube da trama armada contra ele, continuou sua prática de oração da mesma forma como fazia antes:
Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” Daniel 6.10
3.      Pedro e a Igreja: Pedro preso e a Igreja buscando aquele que é todo poderoso:  “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” Atos 12.5

Ensinos:
1.     Deus falando ao povo de Israel lhes mostra a necessidade de oração para a solução dos seus problemas espirituais (pecado) e materiais (sararei a sua terra): se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”  2 Crônicas 7:14 
2.     O Senhor Jesus Cristo nos exorta: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41 
3.     O Apostolo Paulo escrevendo aos irmãos de Éfeso usa a expressão “Orando em todo tempo” e aos Tessalonicenses diz: “Orai sem cessar:”  “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” Efesios 6.18; “Orai sem cessar.” 1 Ts 5:17 
II. Tendo em foco a situação experimentada por Moisés, vamos entender que:
1.      Jamais Deus mandou Moisés parar de orar (na verdade o povo não orava, o povo murmurava, Moisés clamava)
2.      Deus questionou a Moisés sobre a razão de ele clamar, e isto pelo simples fato de que, sobre o assunto, tema de seu clamor, a resposta já estava pronta, o plano armado e a vitoria prometida. Era como se Deus falasse a Moisés: “pede outra coisa, por que esta eu já vos dei, vão lá buscar”
3.      Se quisermos fazer uma aplicação deste texto à Igreja temos que atentar para o fato de que Israel precisava marchar avante, atravessar o Mar Vermelho e chegar na terra prometida, este era o alvo de Deus para Israel contido na promessa feita a Abraão. O alvo de Cristo para a sua Igreja é a Pátria Celestial. Estes são os paralelos: Israel = Canaã // Igreja Pátria Celestial.

Conclusão: Não que devamos ser contra a luta por nossos direitos e interesses materiais, mas sempre fazê-lo debaixo de súplicas incessantes a Deus, não torcendo a sua palavra para apoiar nossos pensamentos. Porque não anunciarmos: "O Tempo é de Oração e Açao" porque para o servo de Deus, sempre será assim.

Pr. Raimundo Gomes da Cruz
Pastor da 2ª Igreja Cristã Evangélica de Tucuruí

Nenhum comentário: